Será que é possível reativar um CNPJ já encerrado? Em que situações e como eu consigo fazer essa ação? Leia o artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto!
É muito comum quem tem empresa se ver nessa situação de não saber como, em que situação nem se é possível reativar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). De antemão, vale dizer que não é possível reativar um CNPJ depois que ele já foi baixado, ou seja, encerrado. Mas até isso acontecer, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas passa por diversas etapas e nestes momentos é possível regularizar e recorrer para não perder sua empresa.
Bom, se quer saber mais sobre este tema, fique de olho neste post. Vamos te explicar até quando é possível e como reativar um CNPJ. Afinal, tudo depende do status em que ele se encontra. Continue lendo para entender mais.
O que acontece com um CNPJ irregular?
Existem diversos motivos que podem levar um CNPJ e ter irregularidades. Alguns exemplos são: inadimplência no pagamento de impostos, omissão de declarações contábeis e financeiras entre outras questões. Essas irregularidades podem impedir a empresa de emitir notas fiscais, conseguir empréstimo bancário, participar de licitações e muitas outras consequências.
Nesses casos em que a Receita Federal encontra alguma irregularidade, é enviado um comunicado para que a empresa resolva a situação e, de acordo com as ações da empresa a partir deste comunicado, a Receita determina qual é a situação cadastral da empresa. Ou seja, o status do negócio. É a partir desta definição que você define se é possível ou não reativar o CNPJ.
Quando e como é possível reativar um CNPJ?
Primeiro vale a pena ressaltar que para quem está com o CNPJ suspenso ou inapto, é possível regularizar e ativar novamente. Porém, a partir do momento que é informado que está baixado ou está nulo, não se torna mais possível reativar o CNPJ.
Após a verificação de qual situação cadastral o seu CNPJ se encontra, para reativar o CNPJ é necessário regularizar as pendências. Logo, o primeiro passo é procurar o auxílio de um contador para fazer o levantamento de pendências e identificar quais foram as declarações ou impostos que deixaram de ser entregues.
Além disso, é preciso identificar as respectivas multas geradas e realizar o pagamento dessas pendências. Depois, realize o agendamento para ter atendimento em uma unidade da Receita Federal e compareça com toda documentação em mãos.
Com informações do portal Jornal Contábil