A partir de agora a Reativação Cadastral, uma das maiores demandas no atendimento presencial nas unidades da Sefa, será recebida no portal da Secretaria.
Já em funcionamento no Portal da Secretaria da Fazenda (Sefa) na internet, o serviço “Processo Eletrônico”, que permite ao contribuinte protocolar seus pedidos no Portal de serviços da Sefa de forma não presencial.
A recepção dos processos de Reativação Cadastral, um dos que tem maior demanda no atendimento presencial, será recebido através do Portal. Toda a tramitação será feita pelo sistema, e o contribuinte vai acompanhar usando o número do protocolo recebido no dia da recepção do processo.
A reativação da empresa, por exemplo, agora poderá ser solicitada de forma segura pelo portal de serviços, sem precisar se deslocar à Sefa. “Será um serviço de acesso restrito, que exige cadastro ou uso de certificação digital, no Portal de serviços da Sefa, oferecendo as opções de protocolar, consultar o andamento do processo e autenticar o protocolo emitido”, informa a coordenadora do Atendimento Secretaria, Tânia Braga.
“Ressaltamos que o serviço está disponível somente para os casos em que o motivo da suspensão cadastral é por falta de emissão de documento fiscal, em que o processo é protocolado nas coordenações Regionais ou Especiais da Sefa, e as reativações de inscrição vinculadas a pessoa física. Nos demais casos de suspensão cadastral o interessado deverá realizar seu pedido de reativação através do Cadastro sincronizado/Redesim, normalmente.
SERVIÇO
O Portal de serviços da Sefa tem 72 serviços à disposição dos cidadãos, sendo que 30 deles são de livre acesso, enquanto 42 são serviços de acesso restrito, exigindo cadastro prévio ou uso de certificação digital. Informações: Agência Pará.