A contabilidade também é uma excelente forma de controle de contas e uma das que mais se destaca é a de estoques. Para que não sobrem ou faltem mercadorias, não sejam desviados produtos ou, até mesmo, para que se calcule da forma mais objetiva possível o custo envolvido, é preciso estar atento ao estoque.
Com uma contabilidade integrada, informatizada e otimizada este controle fica muito mais fácil, rápido e objetivo. Já que o registro de reconhecimento da mercadoria em seu estoque alimenta diferentes departamentos e permite saber, além do registro do estoque, o valor que deverá ser pago ao fornecedor, bem como o custo do produto para o cálculo do seu preço de venda.
Além do estoque, as contas de fornecedores e de clientes também se destacam, isso porque boa parte do dinheiro da empresa é gerado e investido nestas. Com uma contabilidade integrada e atualizada você poderá saber qual o valor que deve pagar aos seus fornecedores, qual a sua disponibilidade de caixa e como estão os valores a receber.
Isso permitirá que você controle prazos, busque melhores condições e possa estar de olho na inadimplência, procurando formas para evitá-las. Ou seja, são informações vitais para uma vida financeira saudável e sustentável.
Como você pôde ver, a contabilidade é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Ela permite não só obter empréstimos, mas também conhecer e calcular de forma correta os impostos e o preço de venda de seus produtos. Além disso, evita possíveis problemas com o recolhimento de tributos e vai além, permitindo o uso de importantes ferramentas financeiras como o fluxo de caixa.
Por fim, você compreendeu que somente com uma contabilidade integrada e informatizada é possível controlar importantes itens como estoques, contas a pagar e a receber, que impactam e refletem na saúde financeira do seu negócio. E para você, qual a importância da contabilidade? Quais informações contábeis têm usado na gestão do seu negócio? Deixe o seu comentário!
Fonte: contsimples.com.br