Área responsável principalmente pela gestão dos aspectos tributários de uma empresa, que busca controlar e acompanhar diretamente todas as atividades que possuem ligação direta com os tributos, a fim de realizar a adequação e otimizar o planejamento tributário.
Isso inclui acompanhamento e interação com outros departamentos, visto que outras áreas também possuem rotinas que interferem nas questões fiscais da empresa, o que faz com que o foco da gestão fiscal não deva estar apenas na área responsável pelos impostos.
Por que ela é tão importante para as empresas?
Além de proporcionar informações mais assertivas para que os gestores definam suas metas e planejamentos, a gestão fiscal auxilia na otimização do recolhimento dos tributos, garante a regularidade da empresa perante o Fisco e ainda contribui para que a margem de lucro possa ser maior, por meio do recolhimento adequado dos impostos.
Ou seja, do momento em que a empresa é aberta, da definição do regime tributário até a realização de suas operações rotineiras, é a boa gestão fiscal que vai garantir bons resultados e encontrar maneiras de maximizá-los.
(verscontabilidade.com.br)