Mais do que alguém, que cuida das providências burocráticas da sua empresa, o contador deve ser visto como um parceiro de negócios, já que pode agregar recursos valiosos à sua gestão.
O acompanhamento contábil pode trazer ao empreendedor dados sobre a situação econômica e financeira da empresa, permitir avaliar se o nível de endividamento está adequado, se o negócio está dando lucro, além de apoiar outras análises relevantes para a gestão. Uma boa assessoria contábil também pode ajudar na escolha do regime de tributação mais adequado para cada momento da empresa, garantindo, tanto quanto possível, redução da carga tributária. Daí a importância de escolher bem quem vai assessorar seu negócio.
Antes da contratação
A assessoria contábil é, sem dúvidas, uma das mais importantes parcerias que a sua empresa terá. Por isso, é imprescindível que um relacionamento baseado na colaboração e na confiança seja estabelecido logo de início. Se não foi por indicação de pessoas conhecidas que você chegou à empresa de contabilidade, peça nomes de clientes atendidos por ela e contate-os para ter mais referências.
No momento de escolher a assessoria contábil, não leve em conta apenas o preço, peça uma descrição dos serviços a serem prestados. Um serviço mais completo pode incluir por exemplo, uma consultoria, que vai analisar as informações e o histórico da empresa, fazendo a gestão de riscos. Também pode apoiar a contratação de colaboradores e até a gestão do time, além de desempenhar outras tantas funções, conforme a necessidade da empresa contratante.
Depois da contratação
Decididos os serviços que serão prestados pelo contador e aprovada a assessoria contábil, tudo o que foi ajustado entre as partes deve constar em contrato.
O contador pode gerar balancetes, para que o empresário acompanhamento faça o acompanhamento das atividades da assessoria recebida. Já o contador pode solicitar ao administrador da empresa assinaturas nos documentos que demonstrem as entregas contábeis.
Durante o tempo de vigência da parceria, é fundamental que o contador tenha acesso a todos os eventos da empresa, para gerar os relatórios necessários e que vão apoiar a gestão da empresa na tomada de decisões. Do lado do cliente, deve haver um compromisso com a transparência, no que diz respeito a levar ao contador as informações internas relevantes.